quarta-feira, 8 de junho de 2016

Tocha Olípica Fica Exposta no Museu Lauro Monte



Os mossoroenses que não conseguiram ver a Tocha Olímpica no dia do revezamento terão a oportunidade de fazer foto e vídeos ao lado da Tocha Olímpica. A partir desta quarta-feira, 8, a tocha ficará exposta para visitação no Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia. Das 7h às 11h, o museu ficará aberto para quem quiser conhecer de perto o principal símbolo das Olimpíadas. A entrada é gratuita e também pode ser agendada. 

A tocha foi doada pelo prefeito Francisco José Júnior pelo reconhecimento da importância desse momento para a cidade pela passagem da chama olímpica por Mossoró que ocorreu na segunda-feira, 6, com intensa participação popular“Fizemos essa doação, pois entendemos que o momento vivido na segunda-feira passada pertence a todos os mossoroenses. Agora a tocha faz parte da história de Mossoró”, comenta o Chefe do Executivo local.

A presença desse símbolo aumenta ainda mais a riqueza cultural do museu. O local recebe mais de 300 pessoas por mês e a chegada da tocha deve impulsionar a frequência de visitantes. O Museu Lauro da Escóssia abriga um rico acervo que preserva e fortalece a história de Mossoró. Ele fica localizado no antigo prédio da Cadeia Pública, tendo sido inaugurado em 30 de setembro de 1948.

O prédio possui arquitetura neoclássica e foi tombado como Patrimônio Nacional em 1982. Além da Tocha Olímpica, o museu conta com preciosidades da cultura regional, registro em objetos e documentos do Movimento Abolicionista, Primeiro Voto Feminino na América Latina e Movimento de Resistência a 
Lampião. O museu ainda tem uma área reservada para a arqueologia e paleontologia.

No salão principal há uma pinacoteca de artistas locais, onde estão reunidos a Academia Mossoroense de Letras (AMOL), o Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), a Sociedade Brasileira de  Estudos do Cangaço (SBEC), e a Comissão Municipal do Folclore. O local ainda conta com o Panteão dos Abolicionistas, espaço que guarda os restos mortais de figuras que colaboraram com a libertação dos escravos no município.


Fidel Nunes, 08 de Junho de 2016 às 11h32min
Fotografia: Gildo Bento
Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Sem comentários:

Enviar um comentário