segunda-feira, 4 de abril de 2016

Comer mais proteína ajuda a emagrecer


 


Proteínas são as principais aliadas de quem deseja ganhar massa muscular – são responsáveis pela reparação dos danos que o trabalho de fortalecimento gera na musculatura e que levam à hipertrofia. Agora uma nova pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, e publicada no American Journal of Clinical Nutrition, aponta mais uma função importante para esse nutriente: potencializar a perda de gordura durante o processo de emagrecimento.

O estudo acompanhou durante um mês 40 homens jovens e acima do peso, que foram submetidos a uma dieta rigorosa (com 40% menos calorias do que o recomendado) e um programa de seis treinos por semana (dois dias de circuito de resistência, dois de HIIT em bike, um em bicicleta por tempo e um de circuitos pliométricos).

Os participantes foram separados em dois grupos de 20 integrantes cada um. A única diferença na rotina deles era a quantidade de proteínas ingerida: o primeiro time consumiu 1,2 grama por quilo de peso corporal diariamente (próximo ao que eles já comiam antes da dieta, mas acima do indicado normalmente, 0,8 grama), enquanto o segundo consumiu o dobro (2,4 gramas por quilo de peso corporal por dia).

Os dois grupos tiveram resultados de emagrecimento significativos. Entretanto, os participantes que consumiram mais proteínas conseguiram aumentar a massa muscular (cerca de 1,1 kg) e eliminaram mais gordura (4,76 kg). O primeiro grupo, que ingeriu menos proteína, manteve a massa magra, mas eliminou 3,6 kg de gordura.
“Já esperávamos um ganho muscular, mas ficamos surpresos com a quantidade adicional de gordura eliminada no grupo que consumiu mais proteínas”, avalia Stuart Phillips, professor da Universidade McMaster e pesquisador responsável pelo estudo.

Homens x mulheres
Phillips observa que, embora o trabalho tenha sido desenvolvido com homens acima do peso, há a convicção de que os resultados se apliquem também às mulheres. No entanto, assim como os participantes contaram com supervisão de profissionais durante todo o processo, ele sugere cautela para quem quer realizar algo parecido.

O nutricionista Andre Pellegrini, do Instituto do Atleta (INA), em São Paulo, reconhece que os dados do estudo confirmam o que se observa no dia a dia do consultório. “Quem quer desenvolver massa muscular de forma rápida, mesmo que ganhe também um pouco de gordura, deve comer carboidratos e proteínas, sem necessidade de exagerar nessas últimas” diz. “Entretanto, se o objetivo é aumentar (ou manter) a massa muscular enquanto perde gordura, o ideal é restringir calorias e carboidratos e elevar a ingestão de proteínas.”

Andre acrescenta que, no caso de mulheres seguindo esse tipo de alimentação, o potencial de ganho de massa muscular é reduzido, o que torna necessário um período mais longo de treinos e dieta para obter resultados semelhantes.
  



COLABORADORES DO BLOG:

http://prefeiturademossoro.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário