quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Dica da Dinâmica Sports: O Poder da Maçã.

apples

ELA já apareceu em inúmeras obras de arte como a “fruta do pecado” que Eva teria oferecido a Adão – o que, aliás, fez com que o casal bíblico fosse expulso do Paraíso. Foi também escolhida pela invejosa madrasta de Branca de Neve para atrair a princesinha e fazê-la cair em sono profundo, até que fosse acordada pelo príncipe encantado. Também tornou-se ainda ícone da cidade de Nova York, chamada The Big Apple, e de uma das mais famosas marcas de computadores e outros produtos tecnológicos o mundo.
Apesar de tantas histórias e atribuições em seu currículo, a maçã muitas vezes passa despercebida, mesmo que antes do treino ou depois da corrida você, distraidamente, recorra a ela para matar a fome. O que pouca gente sabe é que a maçã pode ser muito benéfica para quem pratica atividade física por causa de suas propriedades antioxidantes que protegem os pulmões e ajudam a melhorar a capacidade respiratória. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, na Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma.
A fruta mais cultivada do mundo também tem é adstringente e por isso favorece a saúde da garganta e das cordas vocais. E mais: rica em fibras, auxilia o bom funcionamento intestinal. Suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas contribuem para a higiene bucal, limpando os dentes e fortalecendo as gengivas. Ou seja: se precisar adiar por algum tempo a escovação, comer uma maçã pode ser muito útil. E até sua casca pode ser aproveitada para o preparo de chá, servindo como diurético. Além disso, ajuda a retardar o envelhecimento e preservam as células, ajudando a preservar as células e a prevenir o aparecimento de câncer.
- See more at: http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/2014/10/o-poder-das-macas/#sthash.zEcLYVPV.dpuf



COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA MASSAGEM NA PREPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ATLETAS



Uma vez que nunca tinha abordado o tema das massagens no meu blogue, e tendo recebido uma pequena "crítica", fiz a proposta a uma clínica especializada em massagem desportiva, a Mass Body, uma referência na área da saúde e bem estar, para escrever sobre o assunto. Foi com muito agrado que recebi o texto que se segue...

Uma massagem desportiva profunda e intensa é excelente. Os atletas relatam que ajuda a diminuir a tensão muscular e melhora a amplitude de movimento, ao mesmo tempo que os relaxa e faz sentir recompensados pelos duros esforços a que se sujeitam. A massagem estimula os tecidos (músculos, tendões, ligamentos e fáscia (que envolve os músculos como uma embalagem), remove aderências entre a fáscia e os músculos permitindo maior liberdade de movimento. Isso é uma grande notícia, especialmente para os corredores, que dependem de articulações e músculos ágeis para o máximo desempenho sem dor.

A maior descoberta da ciência é sobre o que a massagem pode fazer pela recuperação do atleta.

Estudos publicados na Journal of Athletic Training e do British Journal of Sports Medicine descobriram que a massagem após o exercício reduziu a intensidade da dor muscular tardia, isto é, a sensação de "perna pesada" que se sente no 2º dia após uma maratona. E outras pesquisas sugerem que melhora a função imunitária reduzindo a inflamação. Justin Crane, Ph.D., pesquisador da Universidade McMaster, publicou na revista Science Translational Medicine um estudo que revela menos inflamação em atletas massajados e 30% no aumento de produção de um gene responsável pela construção de mitocôndrias (os "motores" que transformam os alimentos de uma célula em energia e facilitam a sua reparação). “Comprovámos uma recuperação de 50 a 60% na função muscular em comparação com a ausência de massagem.
O que vimos sugere que a massagem fornece ao atleta uma maior capacidade de treino, a possibilidade de treinar mais duro e acelera a recuperação, permitindo o retorno ao treino, dois dias após uma competição”.

BENEFÍCIOS

- Rápida recuperação da rigidez muscular e menor ocorrência de lesões pelo alívio da tensão;
- Ativa a circulação sanguínea acelerando o processo de recuperação celular;
- Aumenta a performance reduzindo o aparecimento da fadiga muscular no treino ou competição, e evita a ocorrência de cãibras;
- Aumenta a flexibilidade e melhora os movimentos articulares;
- Reduz o cortisol (hormona do stress) bem como a citosina relacionada com inflamações e reações alérgicas e incrementa os glóbulos brancos, responsáveis pelo combate infecioso;
- Estimula a produção mitocondrial e reduz as proteínas associadas ao processo inflamatório muscular devido à exaustão provocada pelo exercício;
- Promove maior concentração mental;
- Estimula o processo de cicatrização;
- Reduz a pressão arterial - Promove a diminuição da insónia, depressão e ansiedade - Melhora o estado e nutrição da pele.



COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Pista de atletismo do Nogueirão é aberta para treino



Após a municipalização, o Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, o ‘Nogueirão’, passou por inúmeras melhorias, entre elas a recuperação da pista de atletismo. O espaço, que não era utilizado há vários anos, voltou a funcionar e os atletas de elite do atletismo local já estão usando-o para treinar. A princípio, os treinos serão realizados nos dias de terça e quinta-feira, das 16h às 18h.
De acordo com Alex Polary, chefe de gabinete da Secretaria de Esporte e Lazer, o objetivo é criar um Centro de Treinamento de Atletismo Mossoroense (CTAM), para que os atletas cadastrados possam utilizar a pista do Nogueirão. Os atletas que se filiarem ao CTAM vão receber uma carteira para poder ter acesso ao estádio nos dias e horários dos treinos. A inscrição para a CTAM será feita a partir do próximo mês no Ginásio Pedro Ciarlini. 
Para se inscrever no CTAM, os interessados terão que fazer doação de sangue ou se cadastrar na fila de doação da medula óssea. A pista de atletismo do Nogueirão tem 400 metros de cumprimento, metragem oficial. Por enquanto, apenas os atletas de elite que já participam de competições oficiais estão treinando no local. “Esses primeiros treinos são de reconhecimento e para verificar o que precisa ser feito na pista. A pista do Nogueirão tem tamanho oficial e é ideal para treinar tiros e corridas rápidas”, informa Polary. 
fonte: http://www.prefeiturademossoro.com.br/blog/esporte/2044


COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dica da Dinâmica Sports: Saiba o que é e para que serve o teste ergoespirométrico


Antes de sair feito doida atrás do “pace perfeito”, saber a sua aptidão física atual e o comportamento do seu coração frente ao esforço físico máximo é o primeiro passo de qualquer periodização de treinamento – seja para ganho de performance ou não.
Exame realizado no stand da Fila, antes da São Silvestre com a equipe do Physio Institute
Exame realizado no stand da Fila, antes da São Silvestre com a equipe do Physio Institute
O teste ergoespirométrico ou cardiopulmonar serve avaliar a capacidade atlética e possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção do atleta. No teste, é possível verificar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), limiares aeróbio, anaeróbio, frequências cardíacas e gasto calórico correspondente.
O teste é feito com uma máscara ou bocal, mantendo o nariz obstruído com um prendedor especial, além de vários eletrodos no tórax que medem vários parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.
É recomendável que você faça o teste de top e com um shorts confortável, além do tênis que você costuma correr. A duração depende bastante, gira em torno de 10 a 15 minutos e, dependendo do seu nível de condicionamento, dá pra suar. No Hospital do Coração, onde eu faço o exame há quatro anos, há um chuveiro e um vestiário, caso você tenha que sair de lá para trabalhar.
Exemplo do exame realizado em esteira.
Exemplo do exame realizado em esteira.
Inicialmente, o médico inicia com uma caminhada e aos poucos vai aumentando o ritmo e pedindo para você sinalizar com os dedinhos se está ok, cansada ou se aguenta mais um pouco. Pela minha experiência, eu recomendo a vocês que estejam bem descansadas no dia do teste para realmente ir na sua capacidade máxima. Só assim, o médico conseguirá precisar mais fielmente o seu VO2 e te mostrar um resultado garantido. Desta forma, evite fazer o exame cansada e, principalmente, se você tiver feito alguma atividade física antes.
Com o resultado em mãos, entregue para o seu treinador/técnico com as suas metas de provas. Desta forma, ele irá precisar melhor o pace exato que você deve correr caso o seu objetivo seja desde queima de gordura corporal (emagrecimento) a ganho de performance. Saiba como o frequencímetro pode ser o seu aliado nos treinos.
Com essas informações, é legal você incluí-las no sistema do seu relógio de corrida (principalmente se ele tiver a cinta com o monitor cardíaco) para ele apitar quando você estiver fora ou dentro da sua zona de conforto. Veja  modelos de relógios de corrida.
Caso tenha convênio, o exame pode ser pedido para o seu cardiologista de confiança. Se não, o Hospital do Coração oferece no atendimento particular o check up esportivo, que inclui o ergoespirométrico e também exames de sangue. O valor é de aproximadamente R$ 600.
Post com informações do Hospital do Coração
- See more at: http://divasquecorrem.com/treinos-e-provas/saiba-o-que-e-e-para-que-serve-o-teste-ergoespirometrico/#sthash.RM5HrTo1.dpuf

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

Dica da BodyNutri: Na Compra de Qualquer PROTEÍNA Você Ganha Uma Shaker Personalizada




Sexta-feira com promoção marombeira na bodynutri! Chegaram nossas shakeiras personalizadas e em três opções de cores. Quer garantir a sua para levar seu suplemento na academia e onde for?
É só comprar sua proteína que você leva pra casa. Agora corra, pois a promoção é por tempo limitado.
Os melhores itens da suplementação e com aquele preço que só você sabe, é com a gente. Disponíveis em nossas três lojas





COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Fim das lesões

Imagem5
A maioria dos atletas,  seja amador ou profissional, sofre com algum tipo de problema nas articulações. Os de alta performance são os mais expostos a riscos desse tipo, mas mesmo aqueles que levam os treinos a sério, por anos a fio, podem ter desgastes e dores. Segundo informações divulgadas pela Revista Brasileira de Ortopedia, quem se exercita por pelo menos 100 horas anuais, tende a sofrer pelo menos uma lesão durante este período. Mas uma técnica inédita no Brasil, a dosagem de biomarcador de lesão articular, desenvolvida pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo tem como objetivo diagnosticar com antecedência os desgastes nas cartilagens e articulações de atletas profissionais, e tratá-los antes do quadro se agravar e, em casos extremos, até encurtar a vida profissional do atleta.
O procedimento consiste no recolhimento de uma amostra de sangue do esportista. Feita a análise do material, é possível obter informação sobre a presença de um processo degenerativo articular precoce, podendo assim dar início um tratamento preventivo e prolongando a carreira do atleta. Em resumo, só com uma amostra de sangue é possível visualizar se o atleta está suscetível a alguma lesão bem antes dela acontecer, e tomar as medidas cabíveis de prevenção.
De acordo com o especialista em cirurgias do joelho e artroscopia Pedro Baches Jorge, muitos atletas se aposentam precocemente porque a lesão articular foi diagnosticada tardiamente. “Temos como exemplos inúmeros atletas que tiveram carreiras de sucesso abreviadas por desgaste articular precoce. Se a dosagem dos marcadores tivesse sido utilizada, tratamentos poderiam ser instituídos de forma intensiva, e suas atividades possivelmente prolongadas”.
A nova técnica já está sendo testada em vários atletas atendidos pelo Grupo do Trauma do Esporte da Santa Casa de São Paulo, incluindo jogadoras da seleção brasileira de futebol feminino e também de outras modalidades, como vôlei, natação e futsal, todos estes da equipe do município de São José dos Campos, e os resultados tem sido surpreendentes.
Por esse trabalho o Grupo foi premiado em duas ocasiões em congressos científicos nacionais, o Congresso Brasileiro de Ortopedia (SBOT) e o Congresso Brasileiro de Trauma do Esporte (SBRATE).
Para o fisioterapeuta Francisco Eduardo Ferreira de Sousa, responsável por acompanhar o tratamento dos atletas, a evolução física dos esportistas já é perceptível, pois houve diminuição na quantidade de lesões durante o ano de 2013. “Depois do início do tratamento, percebemos que os atletas se machucaram menos durante a temporada, e os problemas por fadiga muscular e tendinite também diminuíram”, afirma.
- See more at: http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/2014/08/fim-das-lesoes/#sthash.cjaKTuYY.dpuf


COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Não pode treinar? Imagine o movimento e surpreenda-se!

cerebro_site

VOCÊ ESTÁ NO MEIO de uma sequência de treinos, mas por qualquer motivo em um dia específico não pode se exercitar? Não se desespere, a planilha não está não está comprometida nem os esforços anteriores perdidos: seu cérebro poder ajudar seus músculos – e praticamente zerar os prejuízos. Como? Basta usar o poder da imaginação! O médico Vinoth Ranganathan, coordenador de uma equipe de pesquisadores da Clínica Cleveland, em Ohio, Estados Unidos, descobriu que mentalizar a prática de um exercício físico, com o máximo de detalhes possível, é eficaz para aumentar a força e o condicionamento musculares.
Para chegar a essa conclusão, Ranganathan e seus colegas pediram a 30 voluntários, todos adultos saudáveis, que imaginassem da forma mais intensa e vívida que estavam curvando sempre um mesmo do mínimo de uma das mãos. A mentalização foi realizada durante 15 minutos, cinco dias por semana, durante três meses. Após esse período, os cientistas realizaram testes de força e constataram que a resistência do dedinho exercitado pela força do pensamento havia aumentado em média 35%, em comparação ao período anterior ao início do experimento. Tomografias revelaram que áreas frontais do cérebro, envolvidas na preparação do movimento, se tornam mais ativas quando as pessoas imaginavam os gestos em quanto mais se prendiam a detalhes visuais e sensações, mais obtinham resposta neural. Segundo os pesquisadores, aparentemente o aumento da força se deve à ligação direta existente entre músculos e cérebro. Obviamente não é suficiente apenas ficar deitadinho numa rede imaginando o treino completo para disputar uma maratona, mas com certeza o cérebro pode ser um importante aliado nessa jornada.
- See more at: http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/2011/04/coloque-seu-cerebro-pra-treinar/#sthash.DCGYckHj.dpuf

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dica da Dinâmica Sports: O Extensor multifuncional é prático, versátil e portátil!


O Extensor multifuncional é prático, versátil e portátil! Ainda tem mais! Ele é eficiente em condicionar o físico e ainda a fortalecer e modelar os músculos do peito, costas, ombro, braços, coxas e glúteos. Um 1001 utilidades do treinamento funcional! Vem na Dinâmica Sports comprar o seu! 

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414