quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Dica da Bodynutri Suplementos: Você tem compulsão alimentar?

 compulsão-alimentar

Se você é do tipo de pessoa que se sente constantemente faminta, mesmo que tenha acabado de comer algo, saiba que, talvez, o seu problema seja muito mais grave do que imagina. Assim como mais de 2% da população mundial, você pode estar sofrendo com a compulsão alimentar, que é uma doença que traz uma vontade incontrolável de comer sem parar, mesmo quando não se está mais com fome.

Este foi o assunto abordado pelo psicólogo e psicoterapeuta – credenciado pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade – Dr. Marco Antonio de Tommaso, na palestra que ministrou no Day Care da Venus 15K, em São Paulo, no último sábado (19).
 

Segundo o especialista, a compulsão acontece quando se confunde a vontade de comer com outros sentimentos, como ansiedade, tristeza, estresse, nervosismo, entre outros. Como imagina precisar comer ainda mais para saciar sua vontade, a pessoa acaba comendo de forma exagerada – e em um tempo muito menor –, coisa que não faria se estivesse em condições normais.

“Qualquer pessoa pode sofrer com essa doença e não saber, independentemente do sexo ou idade”, afirma o profissional. Ele ainda conta que, em muitos casos, a pessoa que possui este problema tem consciência que o hábito a prejudica, mas não consegue colocar um fim definitivo a ele. “Já tive conhecimento de casos onde as pessoas ficaram conhecidas em restaurantes por comerem demais ou que gastavam todo o dinheiro que tinham em comida, chegando até a pedir empréstimos ou algo do tipo para saciar essa vontade”, conta o Dr. Tommaso.

Conforme explica o palestrante, esse descontrole não é segredo nem ao menos para a pessoa que o sente, que fica bastante constrangida por seu comportamento, já que a satisfação é apenas momentânea. O resultado disso pode levar, inclusive, a vários outros problemas psicológicos resultantes desta compulsão, como depressão e baixa da autoestima.
Para tratar esta doença, o ideal é procurar a ajuda de um psicólogo, assim como de um endocrinologista ou nutricionista, que podem ajudar a pessoa a identificar os seus sentimentos e controlar a compulsão quando estiverem com aquela vontade louca de comer, mesmo sem fome.
Alimentação para os corredores

Para quem é amante das pistas de corrida, o Dr. Tommaso também sugere que fique atento à alimentação correta. “Não adianta achar que quanto maior a distância percorrida, mais comida se pode comer, porque isso só vai prejudicar o resultado do exercício para o corpo e até para a mente”, alerta o especialista.

Também, de acordo com ele, o mais importante para a nutrição de um esportista é manter o equilíbrio entre a atividade física e a alimentação. Assim, os extremos devem ser evitados: nada de dietas radicais ou exageros na hora de se alimentar, pois essas atitudes podem dar margem a futuros comportamentos compulsivos e outras doenças ao organismo.
“O atleta não deve nunca abrir mão de estar corretamente alimento e bem orientado por profissionais especializados que deem as melhores orientações considerando a rotina dele”, finaliza o psicoterapeuta.
 
 
 
COLABORADORES DO BLOG:

Sem comentários:

Enviar um comentário