segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Não descuide da hidratação

PARA QUEM pratica atividade física os cuidados devem ser redobrados durante o inverno e períodos de baixa umidade do ar. Irritação no nariz, mal-estar e pele ressecada são alguns dos males que ar seco pode causar. Um dos maiores perigos para quem realiza exercícios físicos nos períodos de seca é a desidratação. Quando um indivíduo está desidratado, significa que houve uma perda excessiva de água do organismo, acompanhada da perda de sais minerais e orgânicos. “Realizar atividade física sem ingerir uma quantidade de água suficiente pode provocar fraqueza, moleza, diminuição do desempenho e até desmaios”, afirma educador físico da Unique Fitness, Osvaldo Gabriel, de Brasília.
Segundo ele, o ideal é a pessoa beber 300 ml a 500 ml de água por hora de prática desportiva, principalmente na época da seca. Além disso, durante o restante do dia, devem ser ingeridos, pelo menos, mais oito copos do líquido. Essa quantidade pode parecer exagerada, mas Gabriel ressalta que muitas pessoas costumam ter uma visão equivocada da sede. “Essa sensação não é bem regulada no nosso organismo. Quando sentimos sede, significa que já estamos desidratados. Por isso, devemos beber água sempre, mesmo que – aparentemente – não pareça necessário”.
A hidratação deve ser um hábito entre os corredores e a ingestão de líquidos tem que acontecer antes, durante e depois dos treinos. “Se nos períodos de umidade do ar elevada já existe essa preocupação, agora ela tem que ser redobrada. Aqui em Brasília, por exemplo, o clima é instável demais e o atleta tem que se cuidar para não prejudicar sua saúde”, diz o treinador. É a água quem permite que as fibras musculares deslizem com mais facilidade, melhorando o rendimento físico e evitando cãibras. Até para ganhar massa muscular é preciso manter-se hidratado, pois é ela que faz com que o glicogênio chegue às células e nutra as fibras musculares.
Quando o corpo perde água as funções orgânicas, como a absorção de nutrientes, ficam prejudicadas. Uma pessoa pode aguentar até 40 dias sem comer, mais nunca mais do que três sem água. O suor é o primeiro sinal de que o corpo está perdendo líquidos. É a maneira como o organismo reage para manter a temperatura interna estável, seja no inverno ou no verão. Mas atenção com a água que você leva à boca. Se a procedência for duvidosa, não beba, pois ela pode conter microorganismos responsáveis por várias doenças.
- See more at: http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/2014/07/nao-descuide-da-hidratacao/#sthash.GmXkso7n.dpuf



COLABORADORES DO BLOG:

Sem comentários:

Enviar um comentário