quinta-feira, 24 de setembro de 2015

II DESAFIO 50K DA CHAPADA DO ARARIPE

SOBRE O DESAFIO da chapada do araripe

Uma corrida pedestre solo ou em dupla, criada em 2015, cujo objetivo é dar uma volta parcial na Chapada do Araripe, Barbalha CE, no menor tempo possível, ou seja, o atleta ou a equipe dá um verdadeiro abraço festivo na Chapada.
É uma ultramaratona, porém inclusiva, ou seja, permite que pessoas com diferentes níveis de condicionamento físico possam participar na categoria de dupla. Os graus de dificuldade do percurso variam devido aos tipos de terreno, como trilhas na mata, descidas íngremes, chão batido, asfalto, calçamento e aclives. As subidas das encostas da Chapada são fortes, a segunda metade do percurso, é basicamente subidas fortes e este é o percurso mais temido no Desafio 50km da Chapada do Araripe, pois se apresenta em terreno de chão batido, com subidas íngremes a partir do quilometro 35, até o quilômetro final da prova.
A altitude máxima atingida em cima do platô do Araripe é de 1.000 metros de altitude. Depois vem a descida, bastante árdua, e às vezes escorregadia em calçamento de pedra tosca. Participar do Desafio 50km da Chapada do Araripe é estar preparado, e fazer uma excelente programação com antecedência. A prova requer, do atleta, preparação e organização alguns meses antes do evento. É importante que o atleta leia com atenção o regulamento da prova e esteja atento aos detalhes.
O percurso tem paisagens maravilhosas e a comunidade barbalhense é acolhedora e educada. Respeitar a natureza, mantendo-a livre de resíduos indesejáveis, é uma solicitação constante da organização, e OBRIGAÇÃO para os atletas, no percurso da prova e uma preocupação também da população local.
O trânsito não é bloqueado em momento algum, portanto, o corredor deve manter-se “ligado”, atento; a mesma recomendação é válida para os atletas que tenham motoristas ou ciclistas de apoio, que deverão, outrossim, conhecer o regulamento da prova e observar atentamente as orientações passadas pelos árbitros nos diversos postos de hidratação / fiscalização.
Devido a toda a preocupação com danos à natureza, a organização da prova tem toda a preocupação com atitudes quanto à neutralização da poluição do meio ambiente, potencialmente cometidos pela competição. Esta atitude responsável que continua nos próximos anos, em todos os eventos.


COLABORADORES DO BLOG:

Sem comentários:

Enviar um comentário