terça-feira, 17 de março de 2015

Dica da BodyNutri Suplementos: DROP DO TÊNIS VERSUS HÉRNIA DE DISCO

Como o drop do tênis afeta a carga exercida na coluna lombar durante a corrida? Existe alguma recomendação especial para os portadores de hérnia de disco?
Alex RibeiroCarmo de Minas – MG
Até onde eu pesquisei ainda não existem estudos que relacionam o drop do tênis (diferença de altura entre a parte de trás e a parte da frente, “salto” do tênis) com a carga exercida na coluna durante a corrida. Mas partindo de alguns conceitos de biomecânica é possível conversarmos um pouco sobre o assunto.
Um alto impacto na corrida não afeta somente o pé e a canela. Ele “vai subindo” para todos os segmentos corporais, chegando até a coluna. Em um corredor que absorve bem o impacto com os músculos da perna, o choque é atenuado ao chegar à coluna. Se os pernas não absorvem bem esse impacto a coluna vai sofrer mais.
Destaque para o “absorve bem o impacto com os músculos da perna” e não “absorve bem o impacto porque o tênis tem bastante amortecedor”. Na minha opinião, não importa muito o drop do tênis e a quantidade de amortecimento que ele tem, e sim se o próprio corpo está trabalhando direito para a absorção do impacto.  
Trazendo para prática, algumas dicas para melhor absorção de impacto durante a corrida:
  • “Cresça” o corpo para cima.
  • Preste atenção no barulho que você faz ao aterrissar. Quando maior o barulho, maior é o impacto.
  • Tente aterrissar o pé próximo ao corpo (eu considero essa a forma mais fácil de aprender a aterrissar com o médio-pé).
Os portadores de hérnia de disco devem tomar cuidados especiais sim, não somente na corrida, mas em qualquer atividade física ou cotidiana. A ideia é sempre manter o tronco estável e bem posicionado.
Alguns exercícios e orientações:
  • Sempre manter a curvatura normal da coluna: a coluna lombar, local mais frequente das hérnias de disco, possui uma curvatura chamada lordose (é aquela curva para frente da coluna, que “empina” um pouco a bacia). Essa curvatura é importante e toda vez que ela é invertida ou retificada há um aumento da compreensão da hérnia de disco, o que é prejudicial. Então, ao permanecer sentado ou fazer atividade física procure manter essa curva o mais próximo do normal (uma toalha dobrada ou pequena almofada no encosto da cadeira ajudam).
  • Prancha abdominal: o abdômen é uma espécie de cinto de proteção para a coluna e deve estar funcionando bem. Mas aqueles abdominais tradicionais, que você coloca a mão na cabeça e levanta o tronco, inverte a curvatura normal da lombar e não é recomendado em casos de hérnia. Exercícios estáticos são mais indicados. Na prancha você sustenta o peso do corpo apoiado nos antebraços e ponta dos pés.
  • Superman: Os músculos das costas também precisam estar fortes, mas isso deve ser feito com exercícios leves e lentos. No superman, você começa em 4 apoios e depois eleva um braço e a perna do lado contrário, sem mover a coluna e mantendo o abdômen contraído.
fonte: http://corridanoar.com.br/index.php/colunas/pergunte-pra-raquel/item/1705-drop-do-tenis-versus-hernia-de-disco.html


COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

Sem comentários:

Enviar um comentário