quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dica da Dinâmica Sports: Saiba o que é e para que serve o teste ergoespirométrico


Antes de sair feito doida atrás do “pace perfeito”, saber a sua aptidão física atual e o comportamento do seu coração frente ao esforço físico máximo é o primeiro passo de qualquer periodização de treinamento – seja para ganho de performance ou não.
Exame realizado no stand da Fila, antes da São Silvestre com a equipe do Physio Institute
Exame realizado no stand da Fila, antes da São Silvestre com a equipe do Physio Institute
O teste ergoespirométrico ou cardiopulmonar serve avaliar a capacidade atlética e possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção do atleta. No teste, é possível verificar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), limiares aeróbio, anaeróbio, frequências cardíacas e gasto calórico correspondente.
O teste é feito com uma máscara ou bocal, mantendo o nariz obstruído com um prendedor especial, além de vários eletrodos no tórax que medem vários parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.
É recomendável que você faça o teste de top e com um shorts confortável, além do tênis que você costuma correr. A duração depende bastante, gira em torno de 10 a 15 minutos e, dependendo do seu nível de condicionamento, dá pra suar. No Hospital do Coração, onde eu faço o exame há quatro anos, há um chuveiro e um vestiário, caso você tenha que sair de lá para trabalhar.
Exemplo do exame realizado em esteira.
Exemplo do exame realizado em esteira.
Inicialmente, o médico inicia com uma caminhada e aos poucos vai aumentando o ritmo e pedindo para você sinalizar com os dedinhos se está ok, cansada ou se aguenta mais um pouco. Pela minha experiência, eu recomendo a vocês que estejam bem descansadas no dia do teste para realmente ir na sua capacidade máxima. Só assim, o médico conseguirá precisar mais fielmente o seu VO2 e te mostrar um resultado garantido. Desta forma, evite fazer o exame cansada e, principalmente, se você tiver feito alguma atividade física antes.
Com o resultado em mãos, entregue para o seu treinador/técnico com as suas metas de provas. Desta forma, ele irá precisar melhor o pace exato que você deve correr caso o seu objetivo seja desde queima de gordura corporal (emagrecimento) a ganho de performance. Saiba como o frequencímetro pode ser o seu aliado nos treinos.
Com essas informações, é legal você incluí-las no sistema do seu relógio de corrida (principalmente se ele tiver a cinta com o monitor cardíaco) para ele apitar quando você estiver fora ou dentro da sua zona de conforto. Veja  modelos de relógios de corrida.
Caso tenha convênio, o exame pode ser pedido para o seu cardiologista de confiança. Se não, o Hospital do Coração oferece no atendimento particular o check up esportivo, que inclui o ergoespirométrico e também exames de sangue. O valor é de aproximadamente R$ 600.
Post com informações do Hospital do Coração
- See more at: http://divasquecorrem.com/treinos-e-provas/saiba-o-que-e-e-para-que-serve-o-teste-ergoespirometrico/#sthash.RM5HrTo1.dpuf

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

Sem comentários:

Enviar um comentário