domingo, 4 de janeiro de 2015

Aposentado mossoroense de 65 anos participa da Corrida de São Silvestre


Somente os que completam a prova ganham medalhas e o competidor mossoroense garantiu a sua – Foto Alcivan Costa

Bruno Soares – Da Redação
Hermes de Castro se emociona cada vez que lembra a sensação de ter completado os 15 quilômetros da Corrida de São Silvestre, realizada no dia 31 de dezembro passado, em São Paulo.Até mesmo durante a entrevista as lágrimas de alegria molharam o seu rosto. O aposentado de 65 anos participou da competição pela primeira vez e diz ter superado muitos desafios para alcançar os resultados positivos que vem obtendo através da prática esportiva.
A pressão alta descoberta há cinco anos foi o pontapé inicial para o ex-bancário praticar alguma atividade física e melhorar a alimentação. “Resolvi fazer um check-up completo e lá descobri que minha pressão estava em 22 por 11, mas não sentia nada, nada, tinha a saúde muito boa”, conta.
As caminhadas no entorno do Estádio Nogueirão viraram práticas diárias que anos depois se tornaram pequenas corridas. O bom desempenho e a saúde levaram Hermes a praticar a corrida de forma ainda mais séria.
O aposentado já participou de competições em Mossoró, Natal, Fortaleza e Campina Grande. Em nenhuma delas a preocupação é de chegar ao pódio. “A intenção é competir, superar minhas limitações e ver que sou capaz”, completa o senhor de cabelos brancos, casado e pai de três filhos.
Pela corrida de São Silvestre, ele tinha admiração quando assistia pela televisão. “O tempo passou e, após meus treinos e competições, voltou o desejo que eu tinha de participar dessa competição. Como estava bem nos treinos e com a saúde boa, resolvi me inscrever”, informa.
O aposentado planejou sua participação com antecedência. Se organizou para a viagem e montou um treino com corridas de 10 quilômetros, cujos resultados foram satisfatórios.
Próximo à data da ida a capital paulista, umas dores na sua panturrilha direita o fizeram pensar em desistir de embarcar. “Mas, como diz aquela frase, ‘a dor é passageira, desistir é para sempre’, resolvi encarar mais esse desafio”, relembra.
A concentração antes da largada, segundo ele, foi prazerosa. “Me senti muito à vontade, é um ambiente de muitas brincadeiras, pessoas fantasiadas, irreverentes”, descreve.
O momento também foi de preocupação. “Eu tinha medo de que a dor voltasse e me tirasse da corrida. Segui pensando nisso, mas nos dois primeiros quilômetros foi tranquilo, sem sentir nada. Depois ainda senti um pouco, mas continuei e completei a prova”, revela.
O percurso foi completado em duas horas e nove minutos. Para ele, se não fossem as dores, o tempo seria menor. No entanto, isso não é motivo para lamentações.
Atingir o pórtico de chegada foi o momento mais emocionante. Pela sua cabeça passaram várias imagens e lembranças da família e de amigos que tanto o apoiaram na empreitada. A sensação de ter superado mais esse desafio é o que mais o gratifica.
“Fui forçado a pedir demissão do banco onde eu trabalhava porque disseram que eu estava velho para o trabalho. Passei muitas dificuldades financeiras depois disso e Deus me deu mais uma chance e hoje só tenho a agradecer por ele existir na minha vida”, disse enquanto enxugava mais algumas lágrimas.
Para demonstrar sua fé, Hermes sempre vai para as corridas carregando uma faixa que diz ‘Jesus, fonte de vida, minha inspiração’. “É para mostrar ao povo que Deus existe”, completa.
O corredor, chamado de ‘vovô’ pelos outros corredores que encontra todas as semanas, ainda não sabe em qual grande competição vai participar esse ano. Retornar a São Silvestre ou participar da Volta da Pampulha, em Belo Horizonte-MG, é a dúvida que tem até agora. “Ou uma ou outra”, disse ele que pretende continuar participando de outras corridas de menor porte.

Fonte: http://gazetadooeste.com.br/aposentado-de-65-anos-participa-da-corrida-de-sao-silvestre/

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

Sem comentários:

Enviar um comentário