quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Projeto Viva a Rio Branco retorna neste fim de semana


O Projeto Viva a Rio Branco, promovido semanalmente pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria de Esporte e Lazer, voltará a ser realizado no próximo domingo, 2 de novembro. No último domingo, 26, o projeto não aconteceu em decorrência das eleições, mas para o próximo fim de semana o espaço do Corredor Cultural será novamente isolado para a prática de atividades físicas e passeio familiar. Apenas as aulas de zumba e jump não serão ofertadas.
Conforme Abraão Dutra, secretário de Esporte e Lazer, por ser um feriado nacional, Dia de Finados, os profissionais que dão as aulas de zumba e jump não irão trabalhar. No entanto, o secretário avisa que a avenida será interditada normalmente e as pessoas poderão se exercitar com segurança. “O Viva a Rio Branco vai acontecer, a rua será isolada no mesmo horário e percurso, a única diferença é que neste domingo não teremos o jump e a zumba. O restante está tudo mantido como sempre. Os mossoroenses poderão se divertir e se exercitar no espaço do corredor cultural”, afirma Abraão Dutra.
O projeto Viva a Rio Branco reúne, semanalmente, mais de duas mil pessoas. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem participar da programação esportiva, que também virou uma programação familiar. Atualmente, o Viva a Rio Branco conta com 15 modalidades esportivas, são elas: caminhada, corrida de rua, ciclismo, patins, skate, work out, longboard, vôlei, basquete, futsal, slackline, tênis, capoeira, jump e zumba. Todas as modalidades são ofertadas gratuitamente à população. 

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Abertas as inscrições para o PASSEIO CICLÍSTICO Rosa Bike Que Ocorrerá dia 19


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Em Mossoró, a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irão realizar o Rosa Bike.
O Rosa Bike será um passeio ciclístico que percorrerá algumas ruas de Mossoró, com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção da população para a prevenção e os cuidados contra o câncer de mama. As inscrições começam hoje e podem ser realizadas na Secretaria de Esporte e Lazer, localizada no Ginásio Pedro Ciarlini, de 7h às 11h e de 14h às 18h; ou na Pró-Reitoria de Extensão da Uern, localizada no campus central da universidade, de 7h às 11h e 13h às 17h. Para se inscrever, o interessado deverá preencher a ficha do participante e doar uma lata de leite em pó, que será repassada para a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Mossoró e Região. 
O Rosa Bike será realizado no dia 19 de outubro, domingo, e sairá às 16h do Epílogo de Campos, localizado no centro de Mossoro, com destindo ao Corredor Cultural Professor Gonzaga Chimbinho. No ponto de chegada, os participantes terão uma aula de aeróbica e logo após será realizado um sorteio de duas bicicletas.
Neste mês de outubro, o mundo se volta para a divulgação da luta contra o câncer de mama. Além do Rosa Bike, serão realizadas palestras sobre o assunto e a iluminação de prédios públicos como formas de captar o interesse da população.

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

sábado, 11 de outubro de 2014

Creatina é um bom suplemento para a Corrida de Rua

creatina_corrida
Você já usou ou tem algum amigo corredor que complementa a dieta com o uso da creatina? Conhecida dos praticantes de academia para o ganho de massa muscular, ela pode ser uma boa estratégia para incrementar os treinos de corrida.
Até pouco tempo a creatina era tida como nula, ou até ineficiente, para quem pratica esse tipo de esporte. Depois, estudos mostraram que ela tem efeito positivo para os corredores, já que a substância faz um reforço nas células corporais, deixando-as mais inchadas, o que diminui e previne as dores por causa da lesão celular.
Agora, estudo feito com jogadores de futebol mostrou que a suplementação pode ser boa para quem corre. Os voluntários da pesquisa tomaram 30 g/dia de creatina, sete dias na semana, o que resultou em uma melhora significativa na potência de corrida dos jovens jogadores. Outro estudo, dessa vez realizado para avaliar o desempenho de atletas de handebol, também apresentou essa redução significativa no tempo de corrida após o uso da suplementação, o que faz com que novos horizontes se abram para os corredores.
Creatina causa sobrecarga renal?
A dúvida é frequente entre os seus usuários. No entanto, quando usada com moderação e em conjunto com uma dieta balanceada e rica em proteínas, o suplemento não apresenta danos ao organismo.
Estudos feitos pela Lugaresi et al (EUA) mostraram que a suplementação de creatina não afeta a função renal. Após 12 semanas de treinamento usando 5 g/d de creatina e com uma dieta rica em proteína (com ingestão maior ou igual a 1,2g/kg/dia), os autores concluíram que o suplemento não afeta a função renal dos atletas. Segundo eles, mesmo em longo prazo, a creatina não causa sobrecarga renal.
Mesmo com a boa notícia é preciso tomar cuidado com a ingestão desse suplemento. Para corredores, por exemplo, o indicado é tomar, no máximo, 3g/dia, sendo necessária a prescrição médica para o seu uso. Por ser uma substância solúvel, ela pode ser diluída no carboidrato ou em suco antes dos treinos.
(Fonte: Angela Martins, nutricionista da NeoNutri)

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS-TREINO

morango

A alimentação tem um papel fundamental na vida dos corredores. Tanto antes, quanto após os treinamentos, as opções ingeridas podem influenciar no desempenho e na recuperação dos atletas.
“No pré-treino, o tempo entre o momento em que a pessoa termina de comer e inicia a atividade faz diferença na hora de escolher o que ingerir”, afirma a nutricionista da Nutravie, Andrea Stingelin Forlenza. Se esse período for de duas horas, o ideal é combinar um carboidrato complexo, com baixo índice glicêmico (absorção mais lenta pelo organismo) com uma proteína magra (ex: massa integral com um filé de frango grelhado). “Se a alimentação ocorrer uma hora antes, opte por carboidratos de médio a alto índice glicêmico (absorção mais rápida pelo organismo), como batata doce cozida com atum.” Vale lembrar que, durante o treino, caso ele seja longo (acima de uma hora de duração), a ingestão de géis de carboidrato ou outras fontes desse nutriente é fundamental.
Já para o pós-treino, o importante é focar na recuperação da energia utilizada durante a corrida. “Para isso, o ideal é um carboidrato simples, de maior índice glicêmico, para que esse processo seja mais rápido”, diz a nutricionista Mabelle Vicente, também da Nutravie. Tapioca, mel ou um suco de frutas são boas opções. “A proteína também é importante, pois age na recuperação da massa muscular”, garante. Entre as opções, ovos, leite e derivados podem ser ingeridos.
As nutricionistas preparam quatro receitas para o pré-treino e outras quatro para o pós-treino para você incrementar a sua dieta.
PRÉ-TREINO
Morangos com iogurte
Ingredientes
  • 1 xíc. (chá) de morangos
  • 1 potinho de iogurte
  • 2 col. (sopa) de granola
Modo de preparo
Corte os morangos em pedaços pequenos e misture com o iogurte e a granola.
Frutas com queijo cottage
Ingredientes
  • Fruta (de sua preferência)
  • 2 col. (sopa) de queijo cottage
Modo de preparo
Corte a fruta em pedaços pequenos se misture com o cottage.
Mix de frutas secas
Ingredientes
  • 1 xíc. (chá) de frutas secas (de sua preferência)
Modo de preparo
Escolha duas ou três frutas secas (maçã, damasco, abacaxi, entre outras) e misture.
Pão com queijo e geleia
Ingredientes
  • 2 fatias de pão de forma integral
  • 1 fatia de queijo branco
  • Geleia de fruta (de sua preferência)
Modo de preparo
Passe a geleia (também pode ser mel) nas fatias de pão e coloque o queijo entre elas.
PÓS-TREINO
Iogurte com mel
Ingredientes
  • 1 pote de iogurte
  • 1 col. (sopa) de mel
Modo de preparo
Misture o iogurte e o mel.
Vitamina especial
Ingredientes
  • 1 copo de leite (ou bebida vegetal)
  • 2 cubos de tofu
  • 1 banana
  • 2 col. (sopa) de aveia
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Omelete com quinoa
Ingredientes
  • 1 ovo
  • 1 col. (sopa) de flocos de quinos
  • ½ tomate em cubos
Modo de preparo
Misture os ingredientes e coloque em uma frigideira. Em fogo médio, deixe dourar dos dois lados e sirva.
Tapioca com ovo mexido
Ingredientes
  • 3 col. (sopa) de goma de tapioca (pronta para o preparo)
  • 1 ovo mexido
  • Azeite a gosto
Modo de preparo
Coloque a goma de tapioca em uma frigideira e prepare como se fosse uma panqueca. Em seguida, prepare o ovo mexido, que será o recheio. Coloque na tapioca, regue com o azeite e dobre-a ao meio.

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

sábado, 4 de outubro de 2014

Como Tratar Canelite

A canelite pode causar dor e impedir que você se exercite, porem, com cuidados apropriados, você pode curá-la rapidamente. Continue lendo para descobrir técnicas comprovadas de como diminuir e curar a dor na canela. Este artigo fornece dicas fáceis de seguir, passo a passo.

Passos

  1. Get Rid of Shin Splints Step 1.jpg
    1
    Conheça as causas. Canelites são causadas ​​por impacto intenso sobre os calcanhares, como corrida com obstáculos, corrida de curta distância, salto em distância, salto triplo, salto com vara e pular corda. Outros fatores também podem agravar a dor, como calçados inadequados, superfícies duras, treinos excessivos e a forma de treinamento.
  2. Get Rid of Shin Splints Step 2.jpg
    2
    Compre calçados novos. Se você tiver usado o mesmo par de tênis por mais de 3 meses, você deve considerar comprar um novo. Um bom par de tênis absorve o estresse das pernas amortecendo cada passo que elas dão. Um calçado que se ajusta bem aos seus pés pode ajudar bastante.
  3. Get Rid of Shin Splints Step 3.jpg
    3
    Corra em superfícies macias. Tente encontrar superfícies mais macias para correr, como sobre o gramado ou uma trilha de terra. Correr sobre asfalto/cimento gera estresse extra sobre suas pernas. Não alterne constantemente de uma superfície macia para uma dura durante uma mesma corrida.
  4. Get Rid of Shin Splints Step 4.jpg
    4
    Descanse. Se a canelite tiver chegado a um ponto em que a canela dói mesmo quando você não está treinando, então você precisa ter pelo menos alguns dias de descanso, talvez uma ou duas semanas.
  5. Get Rid of Shin Splints Step 5.jpg
    5
    Não corra quando sentir dor. Não corra mais do que suas pernas podem suportar. Preste atenção em como suas pernas se sentem, e quando você sentir dor pare de correr e vá descansar. Às vezes, isso pode acontecer depois de ter você corrido apenas 1 km; às vezes, após ter corrido uma distância bem maior. Eventualmente, suas canelas ficarão mais fortes e você será capaz de correr novamente, se você assim quiser. Quando suas pernas precisarem de descanso, tente outra atividade, como andar de bicicleta ou nadar. Dessa forma, você ainda pode ficar em forma, sem causar mais danos as suas canelas.
  6. Get Rid of Shin Splints Step 6.jpg
    6
    Perca peso. Muitos adultos começam a ganhar peso a partir dos seus 20 anos, e não percebem que é por isso que as canelas e os joelhos não são capazes de aguentar tanto impacto quanto aguentavam antes. Bem, os seus hábitos alimentares finalmente começaram a afetar o seu metabolismo, e é hora de começar a comer menos. Se você comer menos e continuar correndo, você, consequentemente, perderá peso.
  7. Get Rid of Shin Splints Step 7.jpg
    7
    Exercite os pés. Mova os pés para cima e para baixo, enquanto você estiver sentado(a). Quando você estiver na cama, mova os dedos para trás e para frente. Exercícios como estes ajudam a fortalecer os músculos em volta da tíbia, que apoiarão suas canelas com mais eficiência quando você correr.
  8. Get Rid of Shin Splints Step 8.jpg
    8
    Inicie cada corrida com um exercício para a canela. Dê 25 passos dobrando seus pés/tornozelos em seis posições diferentes. Há três exercícios de dedos do pé e 3 de tornozelo. Corra devagar, na ponta dos pés com os dedos apontados para a frente por 25 passos. Em seguida, curve os dedos para baixo e corra novamente, ainda sobre os dedos, 25 passos. Em seguida, curve os dedos para cima e corra na ponta dos pés, dando 25 passos. Depois, pise levemente usando os calcanhares com os dedos apontados para cima. Primeiro apontando para a frente, em seguida, apontando para cima e para dentro, depois para cima e para fora. Após cerca de 2 semanas, a canelite deve minimizar ou desaparecer.
  9. Get Rid of Shin Splints Step 9.jpg
    9
    Alongue os músculos da panturrilha! Músculos da panturrilha tensos podem contribuir para muitas lesões nos membros inferiores, incluindo nas canelas. Tente fazer o alongamento dos músculos certificando-se de trabalhar tanto gastrocnêmio quanto o sóleo, várias vezes ao dia. Faça cada alongamento por 20-30 segundos e repita 2-3 vezes.
  10. Get Rid of Shin Splints Step 10.jpg
    10
    Faça uma massagem desportiva. Massagens desportivas são fantásticas para o tratamento de muitas lesões desportivas. Elas são especialmente úteis para soltar os músculos da canela e qualquer tecido cicatricial.

Dicas

  • Conte o número de passos que dá em uma corrida de 20 segundos. Você deve dar 30 passos em 20 segundos. Se você contar mais de 30 passos, diminua o seu ritmo, se contar menos de 30, encurte a passada.
  • Se as canelas estão dolorosas, pare imediatamente. Continuar exercitando-se só irá piorar a dor e retardar a cura. Este tipo de dor é grave!
  • Tente pisar usando o centro da sola do pé.

Avisos

  • Se você forçar demais as canelas, elas podem sofrer fraturas provocadas pelo estresse, o que fará o tempo de de recuperação ainda mais longo. Se em vez do tendão ou do músculo da perna, o osso da perna começar, procure o seu médico. Isto poderia ser o início de uma fratura por estresse e precisa ser tratada.

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Conheça os detalhes da Meia Maratona do Sol, em Natal e a Sugestão da Dinâmica Sports Para o Tênis Apropriado Para Essa Prova

Um percurso inédito, hidratação adequada e segurança. A equipe da organização da Primeira Meia Maratona do Sol já apresenta os detalhes para a prova do dia primeiro de novembro. A prova, que acontecerá no dia 01/11, terá largada e a chegada realizadas no estádio Arena das Dunas em Lagoa Nova, seguindo em direção ao Campus da UFRN, Avenida Engenheiro Roberto Freire e Via Costeira. A corrida terá três percursos: 5km, 10km e 21km
O retorno para os 5km será ainda no Campus. Nos 10 km, os atletas voltarão da Avenida Roberto Freire; e para os meia-maratonistas a rota seguirá até o hotel Pestana. Cada atleta terá 3 horas para poder completar a prova. “Estamos definindo todos os detalhes e com certeza contaremos com uma equipe completa e muita gente para dar segurança aos atletas e oferecer um bom serviço para o atleta”, comentou o organizador da Meia Maratona do Sol, Nivaldo Pereira, diretor da Hora de Correr.
Os postos de hidratação serão colocados entre 2km e 3km e o mapa com todos os detalhes será divulgado no site oficial do evento, onde também pode ser feita a inscrição: www.meiadosol.com.br. O percurso está sendo definido de uma forma que o atleta tenha o menor impacto possível e prezando pela segurança e a qualidade da prova. Para quem for correr os 21 km da meia maratona, os treinos já começaram e as orientações dos professores e treinadores são fundamentais para chegar no dia da prova em condições de completar com qualidade e segurança. “O apoio profissional e as dicas dos mais experientes são fundamentais para os iniciantes ou para quem quer começar a correr”, disse Nivaldo Pereira.
As inscrições tiveram início no dia 13 de julho e já foram registrados mais de 500 inscritos de todo o Brasil. “A procura está sendo intensa, inclusive de atletas de outros estados como São Paulo, Mato Grosso, Ceará e Pernambuco”, ressaltou Nivaldo. As inscrições com preço promocional poderão ser feitas até o dia 30 de julho no valor de R$ 70,00 e podem ser divididas em até 10 vezes pelo PagSeguro. Equipes, academias, clubes e assessorias terão descontos especiais. Todos os detalha da prova e as inscrições podem ser encontradas no site: www.meiadosol.com.br.
São esperados cerca de 4 mil atletas para a disputa da corrida com largada marcada para as 16h. A largada e a chegada da competição será no mais novo cartão postal de Natal, a Arena das Dunas, um dos espaços esportivos mais elogiados do Brasil durante a realização da Copa do Mundo no país.
O evento tem o patrocínio da Caixa e será organizado pela empresa HORA DE CORRER, responsável pelas principais corridas de rua do RN, referência em todo o Nordeste na organização de eventos esportivos. A Tribuna do Norte é parceira do evento.
Serviço:
Meia Maratona do Sol
Data: 01/11/14
Hora: 16h
Largada: Arena das Dunas
Distâncias: 5km, 10km e 21km
Inscrições: www.meiadosol.com.br


SUGESTÃO DA DINÂMICA SPORTS PARA A MEIA MARATONA DO SOL 


Conheça o Tênis Nike Anodyne Ds 2



 R$ 299,00 


Tênis Nike Anodyne Ds 2 é perfeito para proporcionar mais amortecimento, estabilidade e estilo aos praticantes de running.
Isso porque ele apresenta tecnologias que ajudam na proteção contra os impactos e garante melhor ajuste. Aproveite, e tenha melhores resultados nos treinos!

Principais Características
  • Estilo: Running Performance
  • Cabedal (Parte Superior Externa): Em mesh (poliéster com tramas abertas) que proporciona leveza e ventilação interna com TecnologiaFlywire (envolve o pé para um ajuste personalizado com maior suporte) 
  • Entressola: Tecnologia Dynamic Support (duas espumas de densidades diferentes,uma flexível com amortecimento, que tem a função de proteger o pé dos impactos na fase inicial da pisada e a outra, mais rígida para oferecer mais estabilidade aos pés)
  • Solado: Borracha que propicia maior tração e aderência
  • Tipo de Pisada: Neutra (quando toca o solo, o pé apoia o lado externo do calcanhar e rola levemente para dentro, movendo-se em linha reta até a elevação do dedão)
  • Lingueta: Macia e acolchoada em mesh
  • Palmilha: EVA forrado, anatômica e injetada; conforto e maior aderência ao calçado
  • Forro Têxtil: Interno com reforço acolchoado no calcanhar para conforto e proteção 
  • Ajuste: Cadarço simétrico
  • Peso Aproximado: 260 g - Tam 38 (O peso varia de acordo com a numeração)
  • Origem: Importado
  • Garantia: Contra defeitos de fabricação
  • SAC: 0800-703-6453 ou (011) 5504-6644
Conservação e Limpeza
  • Limpe com escova de cerdas macias, água e sabão neutro
  • Deixe secar à sombra
  • Para retirar odores, deixe em local seco e arejado por 12 horas

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414