segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Corridas são eventos particulares, relações de consumo, com obrigações e deveres

Salvo raras exceções, de grandes festas ou ações SOCIAIS, as corridas de rua são eventos particulares. Assim, tem obrigações e deveres. Dos organizadores e dos corredores. É uma relação de consumo. E tem de ser encarada dessa forma. E também fiscalizada.

Em discussões de corredores, muitas pelas redes sociais, vejo o foco totalmente perdido, com as pessoas perdendo TEMPO com algo que não lhes cabe. Se os preços são caros, exorbitantes, é simples: “não vá”. Isso é protesto. Ninguém o obrigou a correr. Opções não faltam. Há corridas demais. Ao fazer campanha por “pipocas”, você está desrespeitando (e muito) quem aceitou as regras e pagou a inscrição. O seu espaço termina quando você invade o do outro. O maior protesto é não ir, fazer a sua seleção de eventos e ponto final.

Outro fator: se um organizador, como a Mizuno, quer FAZER uma prova para 50 pessoas, gastar a verba disponível, traçar uma estratégia de marketing, é o direito deles. Se vai dar certo, se você acha que é o melhor etc e tal, não lhe diz direito. No caso, a Mizuno Uphill Marathon é um evento particular e que a marca pode fazer do jeito que bem entender, convidado quem quiser, desde que pagando as taxas e organizando corretamente e ponto final. Antes que alguém goste de falar (muito, como diz o técnico Tite), não fui convidado e não vou participar. E não vejo problema algum nisso.

Por outro lado, os organizadores, ao divulgarem um regulamento de 10 km, meia-maratona, maratona ou a distância que seja, têm a obrigação de entregar o prometido. Se é uma PROVA de 10 km, não pode ter 10,5 km nem 9,2 km nem 9,8 km. Se não vai pagar as taxas e aferi-la corretamente (que seria o acertado) que saiba fazer a medição correta. Ou então, que escreva, muito claramente no regulamento: distância aproximada de 10 km, de 21 km… Se houver qualquer problema no dia (uma árvore que caiu, uma rua que alagou) que obrigará a uma mudança no trajeto, que os inscritos sejam avisados antes da largada e que essa informação conste no site oficial também.

Parece uma comparação boba, mas não é: você não vai em um supermercado e compra 1 kg de açúcar e leva 700 g, um pacote de bolacha de 400 g com 300 g, não é? Há fiscalização sobre isso. Se há uma redução no peso, tem de ser avisado. Caso contrário, multas são aplicadas. No caso da distância, é a mesma coisa. Não importa a motivação que o levou a participar de uma prova, de buscar um recorde pessoal, de completar pela primeira vez a distância, de se confraternizar com amigos… a organização tem de entregar o prometido e o que consta na regulamentação, como banheiros, postos de hidratação etc.

Os corredores também têm os seus deveres. Não adianta ficar “esperneando”. Na medida em que se inscreveu, você concordou com o regulamento. Não leu? Deveria ter lido. Por isso, que todas as informações devem ser claras por parte da organização. Se a distância está lá determinada, tem de ser entregue. Assim como qualquer outra obrigação. Ao respeitar as regras, você pode se manifestar. Caso contrário, serão tão errado como quem está criticando.

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

Sem comentários:

Enviar um comentário