sábado, 11 de outubro de 2014

Creatina é um bom suplemento para a Corrida de Rua

creatina_corrida
Você já usou ou tem algum amigo corredor que complementa a dieta com o uso da creatina? Conhecida dos praticantes de academia para o ganho de massa muscular, ela pode ser uma boa estratégia para incrementar os treinos de corrida.
Até pouco tempo a creatina era tida como nula, ou até ineficiente, para quem pratica esse tipo de esporte. Depois, estudos mostraram que ela tem efeito positivo para os corredores, já que a substância faz um reforço nas células corporais, deixando-as mais inchadas, o que diminui e previne as dores por causa da lesão celular.
Agora, estudo feito com jogadores de futebol mostrou que a suplementação pode ser boa para quem corre. Os voluntários da pesquisa tomaram 30 g/dia de creatina, sete dias na semana, o que resultou em uma melhora significativa na potência de corrida dos jovens jogadores. Outro estudo, dessa vez realizado para avaliar o desempenho de atletas de handebol, também apresentou essa redução significativa no tempo de corrida após o uso da suplementação, o que faz com que novos horizontes se abram para os corredores.
Creatina causa sobrecarga renal?
A dúvida é frequente entre os seus usuários. No entanto, quando usada com moderação e em conjunto com uma dieta balanceada e rica em proteínas, o suplemento não apresenta danos ao organismo.
Estudos feitos pela Lugaresi et al (EUA) mostraram que a suplementação de creatina não afeta a função renal. Após 12 semanas de treinamento usando 5 g/d de creatina e com uma dieta rica em proteína (com ingestão maior ou igual a 1,2g/kg/dia), os autores concluíram que o suplemento não afeta a função renal dos atletas. Segundo eles, mesmo em longo prazo, a creatina não causa sobrecarga renal.
Mesmo com a boa notícia é preciso tomar cuidado com a ingestão desse suplemento. Para corredores, por exemplo, o indicado é tomar, no máximo, 3g/dia, sendo necessária a prescrição médica para o seu uso. Por ser uma substância solúvel, ela pode ser diluída no carboidrato ou em suco antes dos treinos.
(Fonte: Angela Martins, nutricionista da NeoNutri)

Sem comentários:

Enviar um comentário