quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dica da Body Nutri Suplementos e Dinâmica Sports: Tendinite Como Prevenir e Cuidar?

Pelotão de Elite – Tendinte: como tratar e prevenir?

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões, geralmente por motivo de esforço repetitivo ou sobrecarga. Todas as vezes que o músculo se contrai é por meio do tendão que essa energia é transferida para o osso para completar um movimento. Existem tendões em quase todos os ossos de nosso corpo e, basta a sua solicitação exagerada, para aumentar o risco de uma inflamação, ocasionando a tendinite.
Os primeiros sintomas da tendinite são as dores, que podem variar de leve intensidade até dores muito fortes. Como a solicitação dos membros inferiores na corrida é muito maior do que os superiores, é mais comum surgir uma tendinite nessa região, em especial no joelho ou no famoso “tendão de Aquiles”.
A manifestação dolorosa de qualquer tendão demonstra que alguma coisa está errada com o atleta, quer seja o treino, no seu volume, intensidade ou duração, ou na forma que pratica uma prova. Normalmente, a grande maioria dos pacientes que nos procuram no consultório com diagnóstico de tendinite dizem que mudaram a característica do treino algumas semanas antes do surgimento da dor.
O tratamento da inflamação no tendão pode variar de um simples repouso por alguns dias, com aplicação de gelo no local da dor, até a utilização de anti-inflamatórios (sempre com recomendação médica) e fisioterapia.
Para a felicidade dos médicos e dos corredores, a maioria das tendinites tem cura. Após a identificação com precisão da causa da inflamação, o tratamento se torna muito mais seguro. Poucas vezes é necessário recorrer à cirurgia.
A boa notícia não para por aí, pois também é possível atuarmos na prevenção da tendinite. Como a maioria dos pacientes que apresentam a inflamação no tendão não faz um trabalho de fortalecimento muscular, esse tipo de treino (resistência muscular), se realizado corretamente com um plano de treino adequado, é o suficiente para reduzir em mais de 90% a chance de surgir uma tendinite.
Isso acontece porque o músculo bem condicionado, na hora de sua contração para “tracionar” o tendão e realizar o movimento articular, “absorve” grande parte da energia, aliviando a tensão no tendão e diminuindo a sua sobrecarga, o que, consequentemente, evita a lesão. Pode anotar, esse é um excelente método preventivo!
Outros cuidados para se prevenir a tendinite podem ser adotados: uma boa alimentação, respeitar os limites dos treinos e ter repouso suficiente entre um treino e outro. Assim, você correrá melhor com o máximo rendimento e com mínima chance de se machucar. Ok? Bons treinos!

Você tem alguma dúvida sobre lesões? Conte para a gente, que o Dr. Samir poderá respondê-la em seu próximo texto.
Ele está aqui no blog às segundas-feiras, quinzenalmente. Corra sempre na frente com o nosso #PelotãoDeElite.

COLABORADORES DO BLOG:
(84) 3062-3344

(84) 3321-3414

Sem comentários:

Enviar um comentário