terça-feira, 1 de julho de 2014

Dica da Body Nutri Suplementos: Durma bem, corra melhor!

sono

A atividade física é uma grande aliada de uma boa noite de sono. Mas o inverso também é verdadeiro, pois enquanto dormimos ocorre a recuperação da estrutura muscular do organismo. Por isso, noites mal dormidas podem causar prejuízos à performance e a qualidade do treinamento, aumento no número de lesões e demora na recuperação.
Pesquisas mostram que os exercícios físicos aeróbicos, além de ajudar a sincronizar o relógio biológico e a melhorar o sono,  favorecem o sistema cardiocirculatório, que passa a funcionar com menos esforço e maior absorção de substâncias adrenérgicas (relaxantes), beneficiando o repouso.
Como cada indivíduo funciona de um jeito não existe uma fórmula hora de dormir/hora de correr. Especialistas sugerem que os matutinos, que acordam a mil, devem aproveitar a energia e treinar pela manhã. Agora, se você é daqueles que demora para “se conectar” pela manhã, não adianta forçar, encaixe seu treino no período da tarde ou noite, mas sempre terminando o treino no minímo duas horas antes de se deitar.

Para desacelerar

• No jantar prefira alimentos de fácil digestão. Evite carnes vermelhas, frituras e gratinados.
• Desligue da tomada lentamente. Nada de chegar da rua e cair na cama. Tome um banho relaxante, ouça uma música tranqüila; namorar também ajuda.
• Corte estimulantes como café, chá mate e refrigerantes após as 18 horas
• Cuidado com as bebidas alcoólicas, que induzem ao sono, mas fazem com que ele seja superficial.
• Prepare seu quarto para o momento de repouso. Prefira cores suaves na decoração; o ambiente deve estar calmo, silencioso e escuro.

Fases do sono

Existem 4 estágios que duram cerca de 90 minutos e se repetem ao longo da noite:
• Adormecimento: estágio entre a vigília e o sono
• Sono leve: é fácil acordar com pequenos barulhos e interferências do meio ambiente
• Sono profundo: é aqui que ocorre o repouso muscular e a produção hormonal. Estudos do Universidade de Chicago revelaram que esta etapa tem influência na produção do hormônio do crescimento, também relacionado ao envelhecimento.
• Fase dos sonhos: caracterizada pelos movimentos rápidos dos olhos. É essencial para a restauração psíquica e a manutenção da boa memória.

fonte: http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/2011/06/durma-bem-corra-melhor/


COLABORADOR DO BLOG: 
(84) 3062-3344

Sem comentários:

Enviar um comentário