terça-feira, 17 de dezembro de 2013

NOVAS METAS E NOVAS CONQUISTAS?

152149612
Foto: Thinkstock.


Com a chegada do final do ano, é comum colocar na balança tudo o que foi conquistado – e o que é almejado para o ano que virá. Esse é o momento de parar e refletir: será que as promessas do último réveillon foram cumpridas? As metas foram alcançadas? Caso as respostas sejam “não”, o que pode ter atrapalhado? E, mais importante, o que deve ser feito diferente desta vez para que não se caia nas mesmas armadilhas?
Quando uma meta é estipulada, é normal que apareçam empecilhos e dificuldades. No entanto, há quem, ao se deparar com esses obstáculos, não confie em sua capacidade de superá-los e abra mão de seus objetivos. “A partir deste ponto, a pessoa se sente desestimulada e desencorajada a tomar qualquer atitude de mudança, porque tem medo de fracassar”, afirma Marcelo Katayama, terapeuta do Núcleo Ser e especialista em neurolinguística.
Para que isso não se repita e, desta vez, você conquiste todos os objetivos listados para o ano novo, vontade não basta – é preciso um bom planejamento e muita dedicação. Marcelo ensina como:
Primeiro passo – Reflexão
É importante que você se questione sobre as metas que deseja. Pense nas seguintes perguntas: “O que realmente vou ganhar com isso?” ou “Qual é o verdadeiro propósito de atingir esse objetivo?”. Assim, ao mesmo tempo que alimenta a motivação, você não esquece o que realmente quer. “Ter um propósito claro e inspirador funciona como uma espécie de usina inesgotável de energia que faz com que a pessoa encontre sempre razões para não desistir”, explica Marcelo.

Segundo passo – Plano de ação
Estabeleça um plano que contemple metas simples e fáceis de serem alcançadas, pelo menos no início. Pense em objetivos a curto, médio e longo prazos, e em recompensas para quando atingi-los. “Isso fará com que você se sinta motivado para prosseguir nos próximos estágios”, diz Marcelo. Por exemplo, se você definiu como meta correr 5km, sendo que no momento ainda é sedentário, terá que ir passo a passo até conquistar a quilometragem desejada. Conforme for evoluindo, que tal se presentear com um tênis ou algum acessório? Procure também compartilhar com outras pessoas as suas conquistas, o que intensificará a sensação de recompensa.

Terceiro passo – Metas à vista sempre
Escrever em um cartaz ou folha de sulfite suas metas e recompensas fará com que você se lembre todos os dias do compromisso assumido, servindo, principalmente, para os dias em que bater aquela preguiça…

Quarto passo – Não deixe para amanhã, comece hoje!
Ao traçar metas, coloque seu planos em prática imediatamente. “Inicie no mesmo dia, no mais tardar, na manhã do dia seguinte, ainda que seja por meio de uma pequena ação”, ressalta Marcelo. Aproveite a energia da decisão tomada para dar início à jornada em direção ao objetivo. 

Durante esse processo, é normal duvidar que o trajeto escolhido seja o melhor a ser trilhado, ou que terá força de vontade para chegar até o fim. “Quando isso ocorrer, lembre-se que todo grande feito começou com a decisão de dar o primeiro passo. Se eventualmente algo não sair como o esperado, o segredo é retomar e começar tudo de novo. Não é preciso dar certo já na primeira tentativa”, aconselha Katayama.



COLABORADOR DO BLOG: 
3062-3344

Sem comentários:

Enviar um comentário