segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Como planejar um bom ano de corrida… é hora de pensar em 2014…

 Tudo começa com a ajuda de profissionais especializados, desde o nutricionista, para você se alimentar de coisas que trarão beneficios reais para seu treino/corrida, passando pelo famoso Check-up médico, indispensável para qualquer caminho que você for tomar, e pelo Professor de Educação Física, pois, só ele saberá fazer a sua preparação rumo as metas almejadas.

ESTABELECENDO A META: Acho o momento primordial para o teu planejamento…. Estabeleça uma meta coerente, busque auxilio, informação e opiniões sobre as suas metas. Traçar metas muito altas pode gerar Stress, você pode ficar desestimulado e até se machucar. Também não pode subestimar seu potencial, a corrida é uma ferramenta que consegue mostrar pra vc mesmo que é capaz de coisas que até voce duvidava. A meta pode ser a estreia em distâncias maiores, melhoria de marcas pessoais em determinada distancia e para isso você precisa determinar qual será sua PROVA-ALVO. O corredor precisa escolher em qual prova ele quer estar no auge de sua preparação. Por isso, em 2014, quando divulgarmos uma prova, colocaremos se é uma boa prova para recorde pessoal, se é um bom desafio, se é uma prova para treino de luxo…. Não adianta querer bater recorde pessoal em todas as provas, todos os fds, as vezes em ate mais de uma prova por fds! CORRER nãoé TREINAR!!!

PLANEJANDO: Definindo a prova-alvo, é hora da estratégia para chegar VOANDO na prova. Para isso, você já deve estar com o check-up médico em mãos e com tudo OK! Dependendo das suas possibilidades financeiras, no cenário ideal, é hora de procurar uma assessoria esportiva especializada em corrida, e conversar com o técnico sobre sua meta. Treinar em assessoria é bom pq atividades em grupo são mais comprometedoras e motivantes, além de voce contar com uma estrutura de apoio nos dias das provas. Para aqueles que não podem pagar mensalmente uma assessoria, fica a possibilidade de você procurar um técnico para fazer teu planejamento e você apenas segue o plano através de planilhas, emails, serve como uma assessoria a distância! E pra você que não dispõe desse recurso, no fim do ano, nos sites especializados, alguns disponibilizam planilhas de treinamento para diversos niveis de aptidão, objetivo e etc… Mesmo escolhendo essas planilhas, tente conseguir a opinião de profissionais para possiveis adaptações. O importante é não correr por correr, isso aumenta a possibilidade de lesão e a chance de você se abusar de corre, correr e nãosair do lugar….



ESCOLHENDO A PROVA-ALVO: Escolher a prova alvo certa é a base de TUDO! Seja qual for o seu objetivo… Por isso, em 2014, quando falarmos de uma prova, vamos disponibilizar o máximo de informações possíveis sobre elas, tais como: blogs que fizeram relatos sobre a prova, site oficial, altimetria, clima, tudo isso tem que ser levado em conta. Vou citar um exemplo… Em 2013, estava procurando uma maratona para tentar baixar meu tempo na prova, pelo calendario e pelo local, terminei escolhendo a do RJ, porem, nao fui atras de muita informacao, fui no ritmo de bom-bonito-barato… Passagem barata, hospedagem na casa de familiares e lá fui eu, jurando ser uma prova para personal best… PURO ENGANO… uma prova muito cheia, largada complicada, altimetria desafiadora e por ai vai…. Portanto, fiquem ligados nos links que vamos disponibilizar e sempre procure ler relatos de pessoas que correram a prova, para evitar surpresas!!! Chegar numa prova bem informado sobre ela, é 50% do caminho andado para o sucesso! Também vamos disponibilizar link de pesquisa de passagens para as provas fora do estado, isso é importante na hora de definir seus objetivos!!!

Espero que essas dicas iniciais ajudem vocês a entenderem que esses são itens importantes na preparação e na manutenção de sua saúde como atleta, seja amador ou profissional, e que, esses fatores estão longe de serem frescuras e supérfulos, eles apenas garantiram uma vida longa a sua vida de corredor, e te manterão sempre ativos e motivados!!!

 Em breve mais dicas para 2014… Grande abraço
COLABORADOR DO BLOG: 

Sem comentários:

Enviar um comentário