quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dica da Body Nutri - O vocabulário dos corredores de rua

Por Diego Toscano
            Toda tribo tem seu dialeto. São expressões próprias, que foram inventadas para melhorar a comunicação entre os integrantes. Na corrida, não é diferente. Temos os coelhos, correr chutado, bater contra muros... Confira a pesquisa feita pelo Corre10 sobre essas palavras. Aprenda a falar, de vez, como um corredor.
            "O rapaz veio chutado nessa perna, com um pace muito baixo!". Para quem não está por dentro da comunicação dos atletas de rua, pode ser confuso. Chutar a perna de quem? Não é nada disso que você está pensado. A frase, traduzida para o português tradicional, apenas significa que o corredor está muito rápido (chutado) nesse trecho da competição (perna), com o tempo necessário para correr um quilômetro (pace) muito bom. Fácil né?
            "A moça corajosamente se desgarrou do coelho, vinha podando todo mundo mas, de repente, quebrou". A corredora simplesmente não conseguiu manter o seu ritmo e parou (quebrou). Provavelmente porque estava ultrapassando todo mundo (podando), em uma velocidade que não conseguiria manter até o fim. O coelho é um atleta contratado pela organização da prova para ajudar os amadores, ditando um ritmo a ser seguido.
            "Esses pipocas são típicos corredores de trote paquera. E ainda por cima, deixam os atletas de verdade presos no caixote". Uma crítica pesada. Os pipocas são atletas que correm o percurso da prova sem pagar a inscrição. Trote paquera é um treino/corrida em dupla e leve. Os praticantes estão menos interessados em treinar, mas em conversar. Presos no caixote ficam os atletas na largada da competição, quando não conseguem imprimir um ritmo forte devido ao número de pessoas ao redor.
            Por fim, uma das expressões mais bonitas do esporte é a Bater contra o muro. Normalmente se refere, especificamente, a passagem do quilômetro 30, nas maratonas. Dizem os corredores que, nesta distância, o esforço é imenso. É como se eles estivessem correndo ao encontro de uma parede, repetidas vezes.


COLABORADOR DO BLOG:

Sem comentários:

Enviar um comentário